O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e o Grupo Report, consultoria especializada em sustentabilidade e ESG, estão estruturando juntos uma turma exclusiva do programa Relato Mão na Massa para os profissionais que estão se aprofundando na adoção das normas IFRS S1 e S2. No dia 11 de setembro de 2025, haverá uma masterclass, que será conduzida por Guto Lobato, gerente de Educação Corporativa do Grupo Report, para apresentar o Programa aos associados do IBRI, a partir das 09:00.
O Relato Mão na Massa é um programa de capacitação para elaborar relatórios de sustentabilidade com base nas normas IFRS (do inglês, International Financial Reporting Standards), GRI (do inglês, Global Reporting Initiative) ou ESRS (do inglês, European Sustainability Reporting Standards). O programa é voltado a empresas que desejam consolidar sua abordagem de relato com base em normas reconhecidas e estrutura metodológica consistente e conta com 13 aulas ao vivo sobre temas como: contexto de sustentabilidade e relato; as normas GRI ou IFRS ou ESRS; processos de materialidade; dicas para resposta adequada a indicadores; como redigir e editar o conteúdo de um relatório; e ferramentas para gestão de dados ESG.
“O Programa Relato Mão na Massa foi criado pelo Grupo Report para auxiliar empresas a construir relatórios aderentes aos padrões e normas globais de divulgação de resultados. Observamos hoje no mercado muitos cursos teóricos sobre as normas, mas sabemos da importância — e da falta que faz aos profissionais — da aplicação prática. Por isso, o programa foi desenvolvido para turmas de empresas que fazem parte de um mesmo setor ou de uma mesma cadeia de valor, promovendo a troca de experiências e o aprendizado com cases reais”, declara Guto Lobato.
“A formação de turmas também garante viabilidade financeira, com um valor acessível e o respaldo de quem realiza relatos para as maiores empresas do Brasil, acumulando mais de 20 anos de experiência e mais de 2.500 projetos conduzidos”, diz.
Guto Lobato relata que nos últimos anos muitas empresas chegam ao programa com dúvidas técnicas de conformidade e insegurança quanto ao impacto das normas IFRS S1 e S2 sobre seus processos internos e práticas de comunicação com o mercado. “Com o Programa, auxiliamos as companhias a construírem, por conta própria, relatórios que atendam plenamente aos requisitos das normas, com apoio consultivo em diferentes formatos: plantões de dúvidas, aulas ao vivo e revisão técnica de texto e indicadores. Assim, os profissionais responsáveis pelas divulgações de desempenho sabem exatamente o que responder, com qual linguagem e o nível de detalhamento e contextualização adequados para cada situação”, afirma.
Com duração de 4 a 6 meses, os participantes elaboram seus relatos com suporte técnico de especialistas do Grupo Report, por meio de:
- Aulas ao vivo com abordagem conceitual e prática;
- Plantões de dúvidas para apoio contínuo;
- Revisões técnicas sobre materialidade, indicadores e conteúdo do relatório;
- Acesso à Central ESG, plataforma SaaS desenvolvida pelo Grupo Report para gestão de dados.
Ao final do programa, a consultoria entrega uma planilha de recomendações para melhoria contínua do relatório preparado pela empresa.
“Sabemos que os desafios associados à adoção das normas IFRS S1 e S2 têm mobilizado esforços importantes dentro das empresas — especialmente nas áreas de sustentabilidade, finanças e Relações com Investidores. Com atuação especializada em sustentabilidade há mais de duas décadas e como consultoria associada ao IBRI, temos acompanhado de perto esse movimento e desenvolvido soluções para apoiar as organizações na transição para os novos padrões de relato”, destaca Guto Lobato.
Segundo Alessandra Gadelha, vice-presidente do Conselho de Administração e coordenadora da Comissão de Educação e Inovação do IBRI, o Programa Mão na Massa é diferenciado por ser uma construção coletiva, com conteúdo teórico e abordagem prática. Profissionais de diversas áreas de uma empresa que precisam estar envolvidos na elaboração do Relatório IFRS S1 e S2, como controladoria, jurídica, Relações com Investidores, sustentabilidade, finanças, planejamento estratégico, entre outras, serão educados sobre temas associados ao Relatório e colocarão esses aprendizados em prática, por meio do desenvolvimento do relatório da empresa ao longo do Programa. “É uma excelente oportunidade de aprendizado coletivo, uma vez que também haverá oportunidade de trocas entre as empresas participantes”, conclui Alessandra Gadelha.
Dicas para os profissionais de RI – O principal conselho para os profissionais de RI auxiliarem suas companhias nesse processo, como Guto Lobato recomenda, é estudar a fundo a estrutura, os requisitos, a regulação local e o impacto das normas IFRS S1 e S2 sobre as divulgações financeiras das empresas. “Com esse conhecimento em mãos, a próxima etapa é preparar a empresa para novas práticas de relato e comunicação com o mercado, com foco em processos internos de gestão de dados e informação”, detalha.
De acordo com ele, o profissional de RI sempre foi a ponte entre os stakeholders financeiros e o negócio; tem na ponta da língua dados e posicionamentos sobre riscos, desempenho financeiro, estratégia, mercados, portfólio e governança. É, portanto, uma liderança natural em um processo de divulgação de performance sobre riscos e oportunidades em sustentabilidade, tema central das normas IFRS.
“Ter domínio sobre as normas S1 e S2 vai além de ajudar no processo de elaboração de um relatório. É o caminho inevitável para saber dialogar com investidores e outros stakeholders a respeito de temas ambientais, sociais e de governança, e como impactam nas perspectivas financeiras de uma empresa”, finaliza.
Programa Mão na Massa para associados do IBRI – Com condições especiais para associados do IBRI, essa edição tem como foco apoiar empresas na aplicação prática dos aprendizados do curso, por meio da construção orientada de um relatório de sustentabilidade que já incorpore os novos requisitos regulatórios. Cada empresa poderá ter de seis a oito pessoas matriculadas na turma com aulas ao vivo e gravações disponibilizadas.
A proposta é unir formação, revisão técnica e tecnologia em um processo guiado, com tempo hábil para que a organização se adeque com consistência às exigências de reporte.
Inscrições para a masterclass, acesse o link: https://conteudos.gruporeport.com.br/masterclass-ibri-report
Para mais informações do Programa Mão na Massa, basta acessar:
Caso queira participar, entre em contato pelo e-mail: