O Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) é uma entidade sem fins lucrativos, criada em junho de 1997 com o objetivo de valorizar o papel da comunidade de profissionais de Relações com Investidores no mercado de capitais brasileiro.

Com mais de 20 anos de história, o Instituto tem como missão formar e valorizar os profissionais de Relações com Investidores (RI), considerados agentes protagonistas no desenvolvimento deste mercado, uma vez que exercem papel importante na promoção de boas práticas de governança e transparência, na observância da legislação vigente e aderência das companhias às regras do mercado, no suporte a promoção de disclosure socioambientais, na democratização e acessibilidade do mercado de capitais e no engajamento com temas relevantes no mundo dos investimentos.

O Instituto congrega atualmente mais de 300 profissionais (pessoas físicas), baseados em grande parte dos estados brasileiros e no Distrito Federal, que estão ligados, direta ou indiretamente, às áreas de Relações com Investidores de muitas das principais companhias abertas do Brasil. Para aumentar seu relacionamento e influência com esses profissionais, o IBRI conta com representantes nos principais polos do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e região Sul .

A filosofia de trabalho do IBRI inclui a valorização de parcerias, apoios e convênios com entidades do mercado  que tenham objetivos em comum com a área de RI e o desenvolvimento do profissional. Nesse sentido, o IBRI compreende que as parcerias desenvolvidas têm sido capazes de gerar valor para os associados, além de contribuir para enriquecer as discussões técnicas junto a órgãos oficiais – com os quais possui convênio formal firmado – como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Instituições como a Brasil, Bolsa, Balcão (B3).

Em 2015, a profissão de Relações com Investidores foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), consequência de uma iniciativa do IBRI.

Formar e valorizar o profissional de Relações com Investidores, estimulando e promovendo atividades junto às Companhias e aos profissionais, seja por meio do compartilhamento de experiências ou por incentivo para adoção das melhores práticas.

Consolidar sua posição junto às autoridades reguladoras, legisladores e entidades do poder público. Ao longo de sua história, o Instituto tem promovido atividades como seminários, palestras, Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, cursos de curta, média e longa duração, além de fornecer aos associados atualização profissional, por meio de parcerias com entidades do mercado nacional e internacional. Também faz parte do escopo da entidade apoiar eventos com o objetivo de desenvolver a profissão e promover o amadurecimento do mercado de capitais brasileiro.

A entidade segue os princípios éticos baseados na transparência, equidade, franqueza e independência, integridade e responsabilidade, princípios que estão detalhados no seu Código de Conduta.

  • Fundação do IBRI, em 05 de junho de 1997
  • O IBRI foi fundado sob a inspiração do seu congênere norte-americano, o NIRI (do National Investor Relations Institute), sendo seu principal objetivo criar oportunidades para valorizar a profissão de relações com investidores.

  • Primeiro Presidente do Conselho de Administração do IBRI
  • Carlos Gilberto Gonçalves Caetano (jun/1997 até dez/1998).

  • Primeiro Diretor-Presidente do IBRI
  • Luis Paulo Soares (jun/1997 até dez/1999).

  • Parceria IBRI & Revista RI.
  • O IBRI mantém o espaço IBRI Notícias na Revista RI, onde o Instituto compartilha a cobertura dos eventos realizados e as principais notícias relacionadas a área de RI.

  • Segundo Presidente do Conselho de Administração do IBRI
  • Mozart de Figueiredo Galvão (jan/1999 até dez/1999).

  • 01o Encontro nacional de relações com investidores e Mercado de capitais
  • O IBRI em parceria com a ABRASCA realizou nos dias 15 e 16 de junho, o primeiro encontro nacional de relações com Investidores. O evento aconteceu no hotel Sheratown, em São Paulo.

  • Assinatura do convênio – IBRI&CVM
  • Desde 1999, o Instituto mantém convênio com a CVM. Por meio do convênio, o Instituto participa do Programa TOP (Treinamento de Professores), do Comitê Consultivo da CVM e do Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor.

  • Segundo Diretor-Presidente do IBRI
  • Arleu Aloísio Anhalt (jan/2000 até dez/2001).

  • Terceiro Presidente do Conselho de Administração do IBRI
  • Alfredo Egydio Setubal (jan/2000 até dez/2003).

  • 2º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores – IBRI&FIPECAFI
  • Em 2001 o IBRI e a FIPECAFI lançaram o MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores, com o objetivo de disseminar a teoria e prática do papel do RI dentro das companhias.

  • 3º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Brazil Day
  • O Brazil Day foi um evento que contribui efetivamente para aumentar a visibilidade das companhias brasileiras junto aos investidores e analistas internacionais. O trabalho do IBRI foi o de consolidar e expandir sua presença nesse evento, levando a atividade de RI brasileira para essa grande vitrine instalada na Bolsade Valores de Nova York.

  • Terceiro Diretor-Presidente do IBRI
  • Roberto da Cunha Castello Branco (jan/2002 até dez/2003).

  • 4º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Pesquisa Nacional sobre Relações com Investidores
  • No campo de pesquisas, o IBRI e a FIPECAFI lançaram em fevereiro de 2003 a primeira edição da pesquisa sobre o Profissional e a Área de RI, que tem o objetivo de mapear, as principais características do profissional e como está a evolução dos departamentos de RI das companhias brasileiras.

  • 5º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Quarto Presidente do Conselho de Administração do IBRI
  • José Luiz Acar Pedro (jan/2004 até dez/2005).

  • Quarta Diretora-Presidente do IBRI
  • Doris Beatriz França Wilhelm (jan/2004 até dez/2005).

  • 6º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Parceria IBRI&Jornal Valor econômico
    A parceria inclui a publicação mensal da Coluna IBRI, material institucional de responsabilidade do Instituto, e espaço para divulgação de artigos no Espaço IBRI.
  • CODIM- IBRI&APIMEC
  • O CODIM tem como objetivo discutir e sugerir a utilização das melhores formas de divulgação de informações das companhias abertas para os seus mais diferentes usuários, através de pronunciamentos de orientação a serem produzidos e ou disseminados no mercado.

  • Workshop IR Magazine Brazil Awards
  • O IBRI em conjunto com a revista IR Magazine, realizou também a primeira versão brasileira do IR Magazine Awards, premiação destinada às melhores empresas e profissionais nas diversas modalidades de Relações com Investidores.

  • 7º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Quinto Diretor-Presidente do IBRI
  • Geraldo Soares Leite Filho (jan/2006 até dez/2009).

  • Quinto Presidente do Conselho de Administração do IBRI
  • João Pinheiro Nogueira Batista (jan/2006 até dez/2009).

  • Primeira Participação do IBRI no Comitê Consultivo de Educação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários)
  • O comitê tem com objetivo a difusão da cultura de mercado de capitais e princípios de investimento entre a população em geral.

  • Convenio de cooperação técnica – IBRI&B3
  • Em junho de 2006 o IBRI assinou Convênio de Cooperação e Intercâmbio Operacional com a B3. O convênio prevê a criação de uma Comissão Permanente que desenvolverá as diversas atividades previstas como programas de treinamento, cursos, eventos, dentre outros.

  • 8º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • GUIA de RI– IBRI e BM&FBovespa e Manual de RI
  • No ano de 2007 o IBRI lançou o Guia de Relações com Investidores (em parceira com a Bovespa) e o Manual do RI: Princípios e Melhores Práticas de Relações com Investidores de Willian F. Mahoney (em conjunto com a editora IMF), um dos maiores especialistas em RI do mundo. Os livros são excelentes ferramentas que podem ser utilizadas pelos RI’s no dia-a-dia e suprem a demanda de material de consulta sobre as práticas

  • Livro “O Estado da Arte das Relações com Investidores no Brasil”
  • O lançamento do livro “O Estado da Arte das Relações com Investidores no Brasil” foi publicado com o intuito de atender às principiais necessidades dos associados do Instituto, promover o constante debate entre RIs e seus interlocutores e valorizar a profissão de Relações com Investidores.

  • Reforma do estatuto social do IBRI
  • O Instituto realizou avanços na Governança Corporativa ao promover alterações no Estatuto Social, uma delas propõe a eleição de não-membros para comporem o Conselho Fiscal, desde que sejam pessoas de boa conduta ética e reputação ilibada.

  • 9º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Primeira pesquisa IBRI&Deloitte -Difusores da convergência contábil
  • O IBRI e a Deloitte lançaram a primeira pesquisa em parceria com o seguinte tema “Os impactos da convergência contábil”. A pesquisa propõe apontar e compreender os fatores mais essenciais sobre a implementação do IFRS no Brasil, na visão dos profissionais de RI.

  • 10º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Princípios Éticos e Código de Conduta do Profissional Relações com Investidores
  • O “Código de Conduta” apresenta conceitos éticos que se espera de um profissional de Relações com Investidores ao desempenhar suas funções, transcrevendo , pela equipe do IBRI, a experiência profissional dos membros do Instituto. O Código se baseia nesses princípios: Transparência; Equidade; Franqueza e Independência; Integridade e Responsabilidade.

  • Curso “Formação do Profissional de Relações com Investidores” – IBRI & Saint Paul
  • Com o parceria, foi criado o curso “Formação do Profissional de Relações com Investidores”. O curso permite que os participantes atuem de forma plena na área de RI das empresas. O curso aborda de forma profunda as principais técnicas, ferramentas para relacionamento com investidores e oferece o conhecimento necessário para o exercício da função de RI.

  • 11º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Webinar – “Os aspectos jurídicos das mídias sociais”
  • No dia 07 de outubro de 2009, o IBRI promoveu para seus associados o primeiro webinar do Instituto sobre mídias sociais que contou com a participação de Geraldo Soares, presidente executivo do IBRI e superintendente de RI do Itaú Unibanco, Luís Fernando Moran De Oliveira, diretor de Comunicação do IBRI e gerente de RI da WEG e Patricia Peck, diretora do escritório PPP Advogados, que apresentou os aspectos jurídicos

  • Sexto Diretor-Presidente do IBRI
  • Ricardo Florence dos Santos (jan/2010 até dez/2013).

  • Sexto Presidente do Conselho de Administração do IBRI
  • Luiz Fernando Rolla (jan/2010 até dez 2013).

  • 12º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Guia de IFRS e novo BR GAAP – IBRI&PWC
  • O IBRI e a PwC lançaram em outubro de 2010 o “Guia de IFRS e o novo BR GAAP”. O material traz atualizações para os profissionais de RI sobre as normas internacionais contábeis IFRS (do inglês International Financial Reporting Standards) e trata também das principais questões sobre o tema.

  • E-Learning “Relações com Investidores: Contexto e Conceitos”- IBRI&Fipecafi.
  • 13º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Revisão do novo Guia de Relações com Investidores -IBRI, B3 e Souza Cescon
  • Em outubro de 2012, o IBRI em parceria com a B3 e a Souza Cescon relançaram o novo Guia de Relações com Investidores atualizado.

  • Certificação do profissional de RI (CPRI), níveis 1 e 2
  • Para acompanhamento das exigências e a evolução do mercado, o Instituto decidiu lançar a certificação do profissional de RI. A certificação demonstra a relevância do profissional de RI não só para as companhias abertas, mas para todo o mercado de capitais.

  • Convênio de cooperação técnica – IBRI&ABVCAP
  • A ABVCAP (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital) é parceira do Instituto desde 2013 quando as entidades assinaram convênio de cooperação para aprofundar suas relações institucionais para difundir e aprimorar as práticas de Relações com Investidores na indústria de private equity, venture capital e seed capital.

  • 14º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Área dos professores
  • A iniciativa objetivou aproximar acadêmicos e alunos da realidade dos profissionais de RI e do mercado de capitais brasileiro. Nessa área de acesso exclusivo do site, já temos 240 professores inscritos. Os docentes se cadastram e recebem todo material produzido pelo Instituto, como pesquisas e enquetes.

  • 15º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Primeiro Guia rápido de RI
  • A comissão de desenvolvimento profissional do IBRI iniciou em novembro de 2013, a publicação de guias rápidos para os profissionais de RI. O primeiro guia lançado foi sobre agências de rating, na perspectiva do profissional de RI.

  • Sétimo Diretor-Presidente do IBRI
  • Vítor Fagá de Almeida (jan/2014 até nov/2014).

  • Sétimo Presidente do Conselho de Administração do IBRI
  • Geraldo Soares Leite Filho (jan/2014 até dez/2015).

  • Livro: A abertura de Capital no Brasil – IBRI&PwC
  • Ao reunir informações importantes para organizações que estejam considerando a abertura de capital ou que tenham passado recentemente por um processo de IPO, o intuito do livro é oferecer uma fonte de consulta e informação sobre este processo para que a empresa seja bem sucedida.

  • Publicação do livro: “Relações com Investidores da Pequena Empresa ao Mercado de Capitais” em parceria com a CVM
  • Publicação do livro “Relações com Investidores da Pequena Empresa ao Mercado de Capitais” em parceria com a CVM.

  • Campanha – “RI cria valor”
  • O IBRI lançou uma campanha inédita de valorização do profissional de RI. A campanha “O RI cria valor” teve como objetivo demonstrar a relevância do profissional de Relações com Investidores não só para as companhias abertas, mas para o mercado de capitais como um todo.

  • 16º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Oitavo Diretor-Presidente do IBRI
  • Rodrigo Lopes da Luz (nov/2014- Atualmente).

  • Profissão de RI no Cadastro Brasileiro de Ocupações no Ministério do Trabalho
  • Inclusão da profissão de RI no cadastro brasileiro de ocupações (CBO) com o código 2525-50.

  • 17º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Oitavo Presidente do Conselho de Administração do IBRI
  • Edmar Prado Lopes Neto (jan/2016 – Atualmente)

  • 18º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas
  • Participação do Instituto no lançamento do Código Brasileiro de Governança Corporativa – Companhias Abertas. O código foi produzido pelo grupo de trabalho GT Interagentes e disponibilizado para o mercado em novembro de 2016.

  • Dezembro 2017
  • O IBRI foi fundado em 05 de junho de 1997. Há 20 anos, o Instituto desenvolve atividades para formar e valorizar os profissionais de Relações com Investidores, apoiando o desenvolvimento do mercado de capitais nacional. O Instituto tem regionais no Rio de Janeiro, Minas

  • 19º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Censo IBRI/CVM da Área de Relações com Investidores
  • O IBRI e a CVM realizaram em dezembro de 2017, o 1º Censo da Área de Relações com Investidores do Brasil. A pesquisa foi encaminhada para 505 companhias e o objetivo do questionário foi mapear as áreas de RI nas empresas brasileiras, ampliando o conhecimento sobre as principais características da área e do profissional.

  • IBRI assina acordo de cooperação com a ONU Mulheres
  • O IBRI assinou acordo de cooperação com a ONU Mulheres, que é a entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das mulheres. O objetivo do acordo é fomentar o engajamento das empresas na plataforma dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, que é uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global das Nações Unidas.

  • Nono Diretor-Presidente do IBRI
  • Guilherme Setubal Souza e Silva (Fev/2018- Atualmente)

  • 20º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Comissão de Compliance e Governança
  • Grupo de Trabalho de Relações com Investidores de Estatais
  • Workshop “Assembleia de Acionistas – A organização das AGOs”
  • 1° Programa de Mentoring para profissionais de Relações com Investidores
  • 21º Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais
  • Novo Estatuto do IBRI
  • Criação do Grupo de WhatsApp para profissionais de Relações com Investidores
  • Jantar IBRI Rio 2019
  • Lançamento do Curso de EAD “Relações com Investidores na Prática”
  • Eleição do Conselho de Administração do Instituto”
  • 2° Programa de Mentoring para profissionais de Relações com Investidores
  • Criação do Grupo IBRI Mulheres
  • No dia 8 de março o IBRI criou o Grupo IBRI Mulheres idealizado pelas lideranças femininas do Instituto e que contou com a aprovação e amplo suporte de toda a Diretoria e do Conselho de Administração. O programa terá como objetivos discutir e contribuir para disseminação da visão e da perspectiva da mulher profissional de RI; representar o pensamento da mulher executiva; abordar temas relacionados

  • Criação da Comissão ESG
1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
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2020