Voltar
MBA Finanças, Comunicação e Relações com Investidores
Coordenação: Prof. Dr. Iran Siqueira Lima, Prof. Dr. Renê Coppe Pimentel e Dr. e Prof. Ms. Francisco D'Orto Neto.
É com prazer que comunicamos a abertura das inscrições da 15ª Turma do MBA - Finanças, Comunicação e Relações com Investidores, organizado pela FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (entidade conveniada com a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) em convênio com o IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores.
Comunicamos que o Curso terá início em março de 2014.
Informações
FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e FinanceirasSite: www.fipecafi.org
Tel.: (011) 2184-2020
E-mail: coordenadoria.mba@fipecafi.org
IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores
Tel.: (011) 3106-1836
E-mail: ibri@ibri.com.br
Introdução
O MBA - Finanças Comunicação e Relações com Investidores desenvolvido em parceria com o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) é um curso pioneiro no país e teve seu inicio em 2001. Tem se desenvolvido e consolidado acompanhando as necessidades e tendências do mercado de capitais brasileiro. A necessidade de profissionais preparados para fazer frente ao desenvolvimento e consolidação do mercado de capitais foi visualizada no fim da década de 90 e através da frutífera parceria deu-se inicio ao primeiro programa de formação de profissionais de Relações com Investidores. A parceria com o IBRI, associação que congrega os profissionais de relações com investidores, assegura o caráter pratico e atual do programa.
Objetivos
Possibilitar uma visão global em finanças corporativas e negócios, aliando o entendimento teórico e prático das diversas atividades relacionadas ao mercado de capitais. Desenvolver e estimular competências na área de gestão e comunicação financeira, bem como estimular as ações empreendedoras e a capacidade de operacionalização de estratégias, implementação de mudanças e de alcance dos objetivos.
Oferece o amplo treinamento na área de comunicação e marketing, utilizando as mais modernas técnicas existentes.
A abordagem conceitual e a apresentação de técnicas que constituem o estado da arte nesse campo de conhecimento constituem pré-requisito para expertise na área, na indução e estímulo dos profissionais a ações empreendedoras e à capacidade de operacionalização de estratégias, implementação de mudanças e de atingimento de objetivos.
Público-Alvo
Profissionais que atuam ou que tenham perspectivas efetivas de atuar em áreas de finanças corporativas, gestão financeira, comunicação empresarial e relações com investidores ou áreas correlatas.Metodologia
As disciplinas são ministradas em ordem lógica, visando propiciar aos participantes um desenvolvimento conceitual progressivo e consistente. A metodologia de ensino contempla um conjunto de instrumentos e técnicas que asseguram o cumprimento dos objetivos do programa, destacando-se: aulas expositivas, estudos de casos direcionados, trabalhos em equipe, seminários e palestras. Para promover maior interação entre os participantes e tornar o curso mais dinâmico e proveitoso, serão estimulados debates durante as exposições realizadas pelos professores e pelos próprios participantes. Os alunos desenvolvem ao longo do curso o trabalho de conclusão do curso (TCC) que, além da orientação metodológica, terão como orientador técnico um profissional de referência em relações com investidores indicado pelo IBRI. O TCC tem como objetivo ser publicado em revistas de referência, e os melhores trabalhos são presentados no Seminário Acadêmico FIPECAFI – IBRI. Poderão ser oferecidas ferramentas eLearning para aprofundamento de determinados pontos.
Disciplinas
- Matemática Financeira
- Contabilidade Financeira
- Análise de Demonstrações Contábeis
- Valuation – Projeções e Corporate Finance
- Mercado Financeiro
- Renda Fixa, Variável e Derivativos
- Microeconomia – Aspectos de Competitividade
- Macroeconomia
- Planejamento Estratégico
- Comunicação no Mercado de Capitais
- Comunicação Empresarial
- Comunicação
- Marketing
- Palestras em RI
- Governança Corporativa
- Legislação Societária Brasileira e Internacional
Carga-Horária
O curso é constituído por 16 disciplinas, perfazendo o total de 366 horas-aula, em seu período total de duração. As aulas são ministradas aos sábados das 8h00 às 14h00.
Investimento e condições de financiamento
O investimento total é de R$ 21.000,00 à vista ou matrícula de R$ 980,00 e 17 parcelas no valor de R$ 1.286,45.
A FIPECAFI reserva o direito de alterar ou cancelar o curso em função de não atingir o número mínimo de alunos por turma.
Local
As aulas serão ministradas na Rua Maestro Cardim, 1170 Bela Vista São Paulo. A FIPECAFI reserva o direito de alterar ou cancelar o curso em função de não atingir o número mínimo de alunos por turma.
IBRI
O IBRI - Instituto Brasileiro de Relações com Investidores - foi fundado em 5 de junho de 1997. Tem se firmado como uma das mais importantes entidades voltadas para a comunidade financeira brasileira. Estimulando e promovendo a função de Relações com Investidores pelas empresas e pelos profissionais atuantes nas atividades do mercado de capitais no Brasil e no exterior, o IBRI tem contribuído para o aperfeiçoamento desta área, cada vez mais comprometida com o futuro estratégico das Corporações.