CRC - CRC SP sediará evento sobre Relato Integrado

Voltar
Veículo: CRC
Data: 16/05/14
 

 
CRC SP sediará evento sobre Relato Integrado
 
A Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) organizam o lançamento da estrutura do Relato Integrado, com apresentação do presidente do IIRC (International Integrated Reporting Council - Conselho Internacional de Relatórios Integrados), Paul Druckman, que acontecerá no dia 22 de maio (quinta-feira), das 9h às 13h, no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do CRC SP, Rua Rosa e Silva, 60, São Paulo, SP.
 
A iniciativa é do Comitê Brasileiro do Relato Integrado e tem apoio de outras instituições diretamente relacionadas ao tema: Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil), Codim (Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado), Abrasca (Associação Brasileira de Companhias Abertas), Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), Ibri (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e BRAiN (Brasil Investimentos e Negócios).
 
O Relato Integrado pretende promover a conexão entre os relatórios de Finanças, Controladoria e práticas não financeiras com dados sobre Governança Corporativa e Sustentabilidade. O Brasil aderiu ao projeto piloto criado pelo Conselho Internacional de Relato Integrado e desde então se engajou na causa e criou a Comissão Brasileira de Acompanhamento, constituída por empresa e entidades brasileiras.
 
Para Ailton Leite, vice-presidente da área de finanças da Anefac, o Relato Integrado abrange as Demonstrações Financeiras (já em uso pelas empresas sem nenhuma alteração), o Relatório de Sustentabilidade, o Relatório Social e a Governança Corporativa.  "Na prática, esses relatórios devem "se comunicar", ou seja, não pode haver discrepâncias entre as informações de mesma natureza. A compatibilidade dos números e fatos envolvendo a empresa não podem conter fundamentos e procedimentos divergentes entre si.  Essa é a razão do nome ser "Integrado".  É um grande avanço nas informações aos steakholders, sem margem de interpretações incorretas.  Todos ganham com essa harmonia das informações. Espero que as empresas entendam e implantem o RI ainda durante 2014".
 
Quem participará
A cerimônia de abertura terá a participação de Cláudio Filippi, presidente do CRC SP; Ana Novaes, diretora da CVM (Comissão de Valores Mobiliários); Rodrigo Nogueira, diretor da Febraban; Sérgio Odilon, chefe do Departamento  de Normas do BCB (Banco central do Brasil); Sandra Guerra, membro do IIRC e Paul Druckman, CEO do IIRC.
 
Após a apresentação de Paul Druckman, haverá seção de perguntas do público, seguida de exposição das experiências de empresas piloto. As participantes são AES, com Paulo Camillo Penna, vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade; Itaú-Unibanco, com Alexsandro Broedel Lopes, diretor, e Natura, com representante a confirmar. Ao final ocorrerá sessão dedicada a orientações sobre como participar da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado, da qual devem participar Vania Borgerth, diretora do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Ailton Leite, vice-presidente da Anefac, Gláucia Térreo, da Global Report Iniciative, e Pedro Gallopi, da rede Princípios Responsáveis de Investimentos PRI.