Maxpress - Seminário orienta sobre novos procedimentos para demonstrações financeiras

Voltar
Veículo: Maxpress
Data: 28.02.14
 

 
Seminário orienta sobre novos procedimentos para demonstrações financeiras
 
Em 11 de março, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças traz especialistas para explicar as adequações que as empresas devem observar ao encerrarem suas demonstrações financeiras, com base em normas recentes dos órgãos reguladores.
 
O Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças - IBEF SP - promove o Seminário "Reflexões Sobre o Encerramento das Demonstrações Financeiras". Participam do encontro os professores Nelson Carvalho (FEA USP/FIPECAFI), Eliseu Martins (FEA USP/FIPECAFI) e Edison Fernandes (FGV), além do sócio da PwC, Tadeu Cendon. O encontro será em 11 de março (terça feira), a partir das 8h, na sede do IBEF SP, em São Paulo (SP).
 
Durante o evento, os especialistas irão apresentar o Comunicado Técnico Ibracon nº 02/2014, editado pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) e que orienta as empresas quanto aos procedimentos para a mensuração, reconhecimento e divulgação de possíveis impactos das disposições da Medida Provisória 627 (MP 627) e da Instrução Normativa 1397 (IN 1397) na elaboração de suas demonstrações contábeis.
 
A MP 627 trata do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas e altera a legislação quanto à Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido. A IN 1397, por sua vez, dispõe sobre parâmetros para o tratamento tributário de algumas operações que não podem ser ignoradas pelas empresas e seus auditores.
 
Confira a programação completa do Seminário:
 
08h00 - Credenciamento;
08h30 - Abertura;
08h35 - Conferência 1: Comunicado Técnico Ibracon nº 02/2014;
09h05 - Conferência 2: Instrumentos Híbridos - Características e regulamentação (Professor Nelson Carvalho);
09h35 - Conferência 3: Consulta Pública do Documento CPC/Codim sobre Nota Explicativa (Professor Eliseu Martins);
10h05 - Apresentação sobre Impactos da Variação Cambial na Contabilidade (Tadeu Cendon, sócio da PwC);
10h35 - Intervalo;
10h55 - Debates com os conferencistas e perguntas da plateia (Moderador: Professor Edison Fernandes);
12h00 - Encerramento.
Convidados
 
Nelson Carvalho - Professor no Departamento de Contabilidade e Atuaria da FEA USP. É Graduado em Ciências Econômicas pela USP e em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu, além de ser Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo.
 
Eliseu Martins - Professor Emérito da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. É Bacharel, Doutor e Livre-Docente pela FEA USP.
 
Tadeu Cendon - diplomado em IFRS (Normas Internacionais de Contabilidade) pelo ACCA (Association of Chartered Certified Accountants) e é pós-graduado em Administração Financeira. Atual sócio da área de Risco e Qualidade (R&Q) da Pricewaterhouse Coopers (PwC).
 
Edison Fernandes - Doutor em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC/SP. É professor na Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, Membro da Academia Paulistana de Letras Jurídicas (APLJ) e advogado em São Paulo.
 
Serviço:
Seminário "Reflexões Sobre o Encerramento das Demonstrações Financeiras"
Quando: 11 de março (terça-feira) - das 8h às 12h
Onde: Sede do IBEF SP
Endereço: Av. Juscelino Kubitschek, 1726 - Auditório Spazio JK - São Paulo (SP)
Inscrições: Tel: (11) 3016-2121 ou www.ibefsp.com.br
 
Credenciamento para Imprensa
Jornalistas interessados em cobrir o encontro devem confirmar presença com a RAF Comunicação pelo telefone (11) 5573-8916 ou ibef@raf.com.br